terça-feira, 25 de maio de 2010

SEMANA ACADÊMICA DE INFORMÁTICA UNISINOS

Começou ontem, dia 24, a semana acadêmica, o UNINFO.
Acompanhei a excelente palestra da Suzana Kakuta, que falou desde o inicio do projeto do polo, que começou a captar empresas, da criação da incubadora a Unitec, que trouxe pequenos empreendedores de TI, da expansão até se tornar um parque, com grandes empresas globais como a alemã SAP, a indiana HLC, a mexicana SOFTTEK entre outras. E na bagagem contou ainda com várias leis de incentivo e de coerência para trazer inclusive a primeira fabrica de semicondutores da America Latina, sem dúvida, um grande feito com a sinergia entre Unisinos, governo e empresas.
Depois tivemos uma mesa redonda, entre os executivos de algumas das empresas mais significativas do polo, SAP, HLC, SOFTTEK e ALTUS. Eles falaram do porque escolher São Leopoldo, de que esperam dos profissionais de TI, que eles consideram "talentos", as perspectivas futuras.
Foi uma ótima e enriquecedora experiência.

Segue a programação:

17h45min às 19h15min
Minicurso 1 - Introdução ao Latex
Resumo: Criar um artigo que esteja padronizado conforme as normas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), disponibilizadas em pacote específico pela instituição, utilizando LaTeX2e e ferramentas de código aberto. Aplicar referências bibliográficas utilizando BibTeX.
Ministrante: Wanderson Henrique Camargo Rosa
Programador PHP. Técnico em Informática pela Escola Alcides Maya. Graduando em Ciência da Computação pela UNISINOS. Monitoria de alunos dos cursos de Informática desta Universidade. Palestrante do Grupo de Usuários de Software Livre Tchelinux. Auxiliar em projetos de Software Livre. Técnico em Informática efetivo da Prefeitura Municipal de Gravataí.

19h30min às 20h45min
Palestra 1 - Empreendedorismo de Inovação e o Tecnosinos: um projeto de desenvolvimento regional
Resumo: Nesta palestra será apresentada a proposta do Tecnosinos ( o Parque Tecnológico de São Leopoldo) que tem como objetivo criar o ambiente necessário para a implantação de empresas de base tecnológica,possibilitando seu surgimento, crescimento e geração de valor agregado e impactando no desenvolvimento sócioeconômico e ambiental brasileiro. Tema relevante para o atingimento desta proposta constitui-se no Empreendedorismo de Inovação, o qual será amplamente discutido durante a palestra.
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Susana Kakuta
Diretora da Unidade de Inovação e Tecnologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Gestora Executiva do TECNOSINOS, o Parque Tecnológico de São Leopoldo. Foi presidente da Caixa RS, Diretora de Operações do Sebrae RS e coordenadora da Unidade de Competitividade Industrial da CNI. É Doutora em Relações Internacionais pela Universidade Complutense de Madrid.

19h30min às 22h
Minicurso 2 - Introdução ao teste de software
Resumo: O que é teste de software, seus benefícios, vantagens e objetivos. Apresentação de conceitos básicos de qualidade de software e alternativas para garantir a qualidade do produto dentro do processo de desenvolvimento de software .Visão geral de uma seleção das principais técnicas e estratégias de teste de software existentes no mercado, para contextualização. Apresentação dos recursos humanos e físicos para a inserção de um processo de testes na organização, tipos de ferramentas essenciais.
Ministrante: Priscila Coelho Blauth
Especialista em Teste e Garantia da Qualidade de Software (FEEVALE) e graduada em Análise e Desenvolvimento de Software com Ênfase na Gestão da Qualidade de Processos (UNISINOS).Trabalha há 10 anos na área de desenvolvimento de software, sendo os 6 últimos em testes e qualidade de software. Possui certificação CSTE, reconhecida pelo QAI - Quality Assurance Institute. Atuou como responsável por equipes de qualidade e de teste de software e na implantação de melhorias de processos com base nos modelos CMMI, MPS.BR e ISO9001:2000. Participou de projetos estratégicos na coordenação de equipes de testes, levantamento e definição de processos, auditorias de qualidade, análise de indicadores de desempenho e execução de testes. Conhece gerência de projetos utilizando o PMBOK e trabalhou em conjunto com equipe utilizando SCRUM. Ministra cursos e aulas de pós-graduação e atua voluntariamente no GUTS (http://guts-rs.blogspot.com), grupo vinculado à SUCESU que promove ações para a disseminação de conhecimento em teste de software.

21h às 22h23min
Mesa-redonda - Parque Tecnológico
Resumo: Nesta oportunidade, teremos empresas do Parque Tecnologico debatendo sobre o futuro da área de TI e oportunidades - SAP, HLC, SOFTTEK, ALTUS e HCL

17h45min às 19h15min
Minicurso 3 (encontro 1) - Introdução ao MATLAB
Resumo: Este minicurso tem por objetivo apresentar uma introdução ao uso do software Matlab através de exemplos fazendo uso de comandos e funções básicas. São comentados vários aspectos dentre os quais o ambiente de trabalho, o uso de operações matemáticas com arranjos, uso de recursos gráficos, uso de funções elementares e matriciais, arquivos de instrução, arquivos de funções, programação no ambiente Matlab e solução de equações diferenciais.
Ministrante: Prof. Dr. Leandro Chiwiacowsky
Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional (1997), mestrado em Matemática Aplicada (2000) e em Engenharia Mecânica (2002), todos pela UFRGS, e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005). Atualmente é professor assistente da UNISINOS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Modelos Analíticos e de Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas inversos, otimização linear e não-linear, metaheurísticas, pesquisa operacional e processamento de alto desempenho.

19h30min às 20h45min
Palestra 2 - Governança de TI
Resumo: Qual o papel da TI frente às necessidades de GRC (Governança, Risco e Compliance) nas organizações?
Palestrante: Heron K. Schelp
Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-RS e Gerente de "Advisory - Governance, Risk and Compliance / Systems and Process Assurance" na PricewaterhouseCoopers.

19h30min às 22h
Minicurso 4 - Automatização em Teste de Software
Resumo: Apresentar as circunstâncias que envolvem a decisão de automatizar ou não o processo de teste de software, avaliando as vantagens, cuidados, processo e arquitetura, para que o participante possa entender como as ferramentas de automatização podem ajudar nesta tarefa. Apresentar as principais categorias e ferramentas utilizadas na automatização do teste de software.
Ministrante: Prof.ª Dr.ª Margrit Reni Krug
Doutora em ciências da computação pela UFRGS, concluido em 2007. Mestre em Ciências da Computação, também pela UFRGS em 2000. Bacharel em Informática com ênfase em Análise de Sistemas pela Unisinos em 1997. Atualmente é professora da Unisinos, Instututo de Informática da Unisinos e da Faculdade do Senac e atua como consultora em gestão de projetos, qualidade e teste de software. Possui certificação em teste de software CTFL (Certified Tester, Foundation Level) e pelo ISTQB (International Software Testing Qualifications Board).

21h às 22h23min
Palestra 3 - Avanços e Desafios da Robótica
Resumo: Quais os principais avanços da robótica na atualidade? Quais os avanços previstos para o futuro da robótica?
Palestrante: Farlei Heinen
Bacharel em Informática, ênfase em Análise de Sistemas, pela UNISINOS, em 1999. Mestre em Computação Aplicada, área de concentração Simulação e Modelagem de Sistemas, pela UNISINOS, com dissertação defendida em 2002, na área de robótica móvel autônoma e simulação de ambientes virtuais. MBA em Gestão de Empresas de Base Tecnológica na UNISINOS.

9h às 12h
Palestra 4 - PAT2Math: um sistema tutor inteligente e afetivo para álgebra
Resumo: Nesta palestra apresentaremos PAT2Math, um dos projetos de pesquisa do PIPCA/UNISINOS (Mestrado em Computação Aplicada). PAT2Math é um Sistema Tutor Inteligente (STI), com uma interface web, para auxiliar os alunos na aprendizagem e resolução de equações do 1º e 2º grau com uma incógnita. STIs são programas computacionais de aprendizagem que empregam técnicas de inteligência artificial a fim de adaptar o conteúdo a ser ensinado de acordo com um modelo do aluno, construído dinamicamente através da interação aluno-tutor. Por ser um sistema inteligente, PAT2Math "sabe" resolver qualquer equação de 1º e 2º grau podendo realizar uma demonstração ao aluno de todos os passos e operações envolvidas na resolução. Ele também é capaz de verificar se as soluções intermediárias propostas pelo aluno estão corretas ou não, a fim de propor nova direção no caso em que for verificado que o aluno adotou um caminho de resolução incorreto. Por ser um projeto em andamento, diversos funcionalidades do tutor ainda estão em desenvolvimento, tais como: inferência de emoções por face, aplicação de estratégias afetivas que levem em conta as emoções do aluno, módulo de interface do professor, entre outros. Nesta palestra, pretende-se ainda abordar sobre como é um ambiente de pesquisa em uma universidade e quais as habilidades necessárias para realizar um trabalho de pesquisa, seja ele como bolsista de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão ou aluno de mestrado.
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Patricia Jaques
Concluiu o doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004. Atualmente é professora assistente e pesquisadora no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PIPCA) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Publicou 3 artigos em periódicos especializados e 26 trabalhos em anais de eventos. Recebeu dois prêmios de melhor artigo de conferência sendo a apresentadora: (1) na conferência internacional IBERAMIA 2004 e (2) no SBIE 2008. É Coordenadora da Comissão de Programa do CSBC-WIE 2010. Patricia também é avaliadora externa da Agência Nacional de Pesquisa da França e coordenadora do projeto Capes/COFECUB de cooperação com a Franca. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial na Educação.

17h45min às 19h15min
Minicurso 3 (encontro 2) - Introdução ao MATLAB
Resumo: Este minicurso tem por objetivo apresentar uma introdução ao uso do software Matlab através de exemplos fazendo uso de comandos e funções básicas. São comentados vários aspectos dentre os quais o ambiente de trabalho, o uso de operações matemáticas com arranjos, uso de recursos gráficos, uso de funções elementares e matriciais, arquivos de instrução, arquivos de funções, programação no ambiente Matlab e solução de equações diferenciais.
Ministrante: Prof. Dr. Leandro Chiwiacowsky
Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional (1997), mestrado em Matemática Aplicada (2000) e em Engenharia Mecânica (2002), todos pela UFRGS, e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005). Atualmente é professor assistente da UNISINOS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Modelos Analíticos e de Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas inversos, otimização linear e não-linear, metaheurísticas, pesquisa operacional e processamento de alto desempenho.

19h30min às 20h45min
Palestra 5 - Gerenciando e Monitorando Ambientes Computacionais
Resumo: O monitoramento dos recursos de TI é um aspecto importante da Gestão de Ativos, tanto para proteger as informações quanto para auditar o uso que os diversos colaboradores fazem dos recursos das organizações. Durante a palestra serão apresentados cases e abordados tópicos referentes a legalidade do monitoramento das ações dos colaboradores.
Palestrante: Fábio Duarte Santini Bacharel em Ciência da Computação pela Unisinos. Trabalhou na Gerência de Sistemas de Informação (GSI) da Unisinos por quatro anos. Sócio-fundador da Neteye e desenvolvedor responsável pelo produto. As áreas de interesse são: Redes de Computadores, Gerenciamento de Redes e Desenvolvimento de Software.

19h30min às 22h
Minicurso 5 - Programação Defensiva em C
Resumo: Em primeiro lugar, cabe salientar que este não é um minicurso para ensinar como programar em C. Ao invés disso, o minicurso de Programação Defensiva em C abordará algumas das armadilhas mais frequentes que surgem no caminho de quem utiliza essa linguagem. Serão apresentados tópicos envolvendo alguns dos erros léxicos, sintáticos e semânticos mais comuns que podem ocorrer durante a implementação de programas em C. Finalmente, serão apresentadas algumas boas práticas de programação que, juntamente com o conhecimento previamente abordado, deverão servir de apoio para uma utilização mais segura e produtiva da linguagem C.
Ministrante: Prof. MS Flávio de Oliveira Alves
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs (2009) - e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2004). Em Ciência da Computação, interessa-se pelas especialidades de Inteligência Artificial, Robótica e Processamento Gráfico. Em Administração, interessa-se pela subárea de Administração de Empresas. Desde 2009, tem atuado como professor em cursos de graduação da área de informática da Unisinos.

21h às 22h23min
Palestra 6 - Desenvolvimento de Aplicativos para iPhone
Resumo: Apresentação da plataforma de desenvolvimento para iPhone, suas ferramentas e recursos. Apresentação das experiências de desenvolvimento de aplicativos para a iTunes Store, mercado e futuro da plataforma.

Palestrante: Felipe Kellermann Formado em Ciência da computação pela UNISINOS, onde também participou de projetos de iniciação científica envolvendo computação ubíqua. Atuou como desenvolvedor em projetos open source e em algumas empresas até criar a Nyvra Software (http://nyvra.net), focada no desenvolvimento mobile (iPhone) de produtos próprios e em projetos para empresas clientes.

17h45min às 19h15min
Minicurso 6 - Introdução a ferramenta Weka - Machine Learnig Tool
Resumo: Este mini-curso tem por objetivo apresentar conceitos básicos de Machine Learning e propiciar o entendimento destes junto a ferramenta Weka (Waikato Environment for Knowledge Analysis).
Ministrante: Prof. Dr Silvio Cesar Cazella
Doutor em Ciência da Computação pelo PPGC/UFRGS, na área de Sistemas de Recomendação, WebMining e Sistemas Multiagentes. Professor dos cursos de Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Qualidade de Software e Segurança em Tecnologia da Informação da Unisinos. Trabalha como Analista e Projetista (arquitetura) de Sistemas de Informação Estruturados e Orientados a Objetos, como Analista de Negócios, e como consultor em empresas na área de Tecnologia da Informação.

19h30min às 20h45min
Palestra 7 - Testes de Segurança
Resumo: A palestra abordará um tema que vem sendo preocupação de muitas empresas: a segurança. Quando falamos em teste de segurança, analisamos sobre 3 óticas: aplicação, infraestrutura e políticas. Os testes de segurança podem ser aplicados inclusive em processos, não havendo a necessidade de se focar exclusivamente em TI.
Palestrante: Michel Carvalho Macedo
Bacharel em Sistemas de Informação na PUCRS, onde obteve prêmio de melhor Trabalho de Conclusão de Curso com a criação de processo ágil de teste de software. Certificado pela ISTQB/ISEB - International Software Testing Qualification Board - CTFL, ALATS - Associação Latino Americana de Teste de Software - CBTS. Consultor de Quality Assurance da Zero-Defect, implantando processo de QA, auditando e realizando controle de qualidade em empresas como: Telefônica, Gerdau, HP, entre outros.

19h30min às 22h
Minicurso 7 - Forense Digital ToolKit (FDTK)
Resumo: Esse minicurso irá apresentar um breve histórico do desenvolvimento da FDTK- Forense digital ToolKit e permitirá um contato prático com algumas das ferramentas disponibilizadas nessa distribuição, desenvolvida na UNISINOS. Ministrante: Paulo Neukamp Mini-currículo: Possui graduação em Segurança da Informação e MBA em ATI (Administração da Tecnologia da Informação) ambos pela Unisinos (2007). Criador e mantenedor da Distribuição FDTK-UbuntuBr - Forense Digital ToolKit. Profissional com experiência em administração de redes Windows, suporte técnico, ITIL e manutenção de hardware. Atualmente atua como coordenador de HelpDesk em uma empresa multinacional de grande porte.

21h às 22h23min
Palestra 8 - Teste de Software em ambientes de alta disponibilidade e projetos distribuídos
Resumo: A idéia é falar um pouco o que de fato um profissional na área de testes faz, o papel dele, que conhecimentos e habilidades ele precisa ter. A Tatiane vai abordar também um case da empresa, de um projeto internacional, destacando a diferença de cultura, de fuso, de língua. É um projeto que tem várias partes do mundo desenvolvendo e isso é muitas vezes um complicador. A intenção é abordar também a questão da alta disponibilidade, visto que é um sistema 24 por 7 já que é distribuído.
Palestrante: Tatiane Almeida Ribeiro
Formada pela Pontifícia Universidade Católica em Ciência da Computação e em fase de finalização da pós-graduação em Gestão de TI pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Iniciou profissionalmente como Analista-Desenvolvedora na Fábrica de Software do Banrisul, tendo se especializado ao longo de sua carreira em desenvolvimento e análise de testes. Atualmente é Analista de Testes na Ilegra, onde está implantando o Processo de Testes.

19h30min às 20h45min
Palestra 9 - Nftables: um sucessor para iptables, ip6tables, ebtables e arptables
Resumo: O time de desenvolvimento do Netfilter lançou uma versão alfa de uma nova implementação de firewall para kernel Linux, chamada nftables. Seguindo um percurso de evolução que passa por ipfwadm, ipchains e iptables, o nftables introduz novas funcionalidade e distinções significativas em relação aos seus antecessores. Dessa forma, é importante que os profissionais da área estejam preparados para a utilização dessa nova implementação.
Palestrante: Prof. MS Jeferson Nobre
Engenheiro Eletricista (UFRGS) e Doutorando em Ciência da Computação (UFRGS) na área de Redes de Computadores. Atualmente é professor do curso de Graduação Tecnológica em Segurança da Informação da UNISINOS. Trabalhou em diversas operadoras de telecomunicações e grandes empresas de TI. Seus principais tópicos de interesse são Gerenciamento de Redes, Computação Autonômica e Sistemas Distribuídos.

21h às 22h23min
Palestra 10 - Técnicas para a Exploração de Emanações Acústicas de Teclado - Uma Visão Geral
Resumo: As emanações acústicas de teclado são padrões acústicos que são gerados à medida que as teclas são digitadas. De posse desses padrões e de regras gramaticais previamente modeladas, um atacante pode inferir, com um certo nível de precisão, quais teclas foram pressionadas e, daí, derivar o texto digitado.
Palestrante: Prof. MS Eduardo Bastos
Bacharel e Especialista em Ciência da Computação pela UFRGS. Mestre em Administração pela UNISINOS na área de Organizações e Competitividade com ênfase em Serviços de Telecomunicações. Trabalhou como Analista de Segurança na empresa Módulo Security Solutions e como Analista de Comunicações na UNISINOS. Atualmente exerce a função de Engenheiro Comercial na Oi, desenvolvendo soluções de interconectividade LAN, MAN e WAN e prestando suporte técnico/comercial na fase de pré-venda. Os principais tópicos de interesse incluem: Redes de Computadores, Telecomunicações, Gerenciamento de Redes, Projeto de Redes e Sistemas de Detecção de Intrusão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo artigo, Parabéns!
Vou divulgar esta matéria na Comunicação Interna da Empresa. Por favor, poderia somente arrumar o nome da SOFTTEK, está faltando uma letra. Obrigada!