terça-feira, 14 de abril de 2009

Configurando o Linksys WRT54G

Dica altamente interessante, já que o roteador wireless da Linksys não funciona como AP (access point) e seu servidor DHCP não altera o escopo da rede.

Primeiramente qual é o case aqui testado. Tenho uma rede 10.10.10.0/255.255.255.0 e o roteador wireless da Linksys cria rede por padrão 192.168.1.0/255.255.255.0 o que faz com que as redes sejam(explicitamente) diferentes e não conversem corretamente.

Porém é uma rede coorporativa e preciso que fiquem na mesma rede, que de preferência de IP para os host wireless e não parece ser tão claro, olhando as configurações do setup do wrt54g!

Então vamos direto para o que interessa!
Ligamos o router (zerado = resetado) em um computador via cabo em uma das 4 portas numeradas. O computador irá receber o IP do router e assim pelo browser acessamos o 192.168.1.1 com user:admin senha:***** (admin)

A primeira coisa que fazemos então é criar a segurança em torno do acesso wireless, até porque a rede é coorporativa.
Clicamos na guia Wireless, e ali aparecem as opções para o tipo de rede que o router e host falarão. O padrão é colocar MIXED.

Em SSID colocamos o nome que router aparecerá para dispositivos wireless, a dica é não colocar nomes que identificam sua empresa, abrevie, pois é sempre tentador para espertinhos invadir redes alheias ainda mais as comerciais.
Canal colocamos 11 e SSID broadcast habilitamos marcando ENABLE. Salve!!!

Clicamos noutro menu, que é o de Segurança! Escolheremos WPA Personal, algoritmo tanto faz, por default TKIP e WPA Shared Key colocamos um chave entre 8 e 64 caracteres. Seja criativo e misture digitos de todos os tipos. E salve!!!

Agora é a parte que vai gerar o processo que queremos!
Vamos na guia SETUP na aba ADVANCED ROUTING, por padrão está marcado gateway. Vamos alterar para ROUTER e salvar!
Vamos em BASIC SETUP, desativamos o DHCP e salvamos.
OBS: podemos deixar marcado o automatic ip para o roteador, isso não irá influenciar.

Em IP LOCAL é aonde colocamos um IP reservado para ficar para este roteador, por exemplo 10.10.10.254 (que será somente acessado por alguma estação diretamente plugada no router)

Salvamos!!!
Agora é só colocar um cabo alimentado pelo DHCP da rede interna e pronto. Ele funcionará com um Switch wireless na rede.

Voltaremos!

Nenhum comentário: