sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Gestão da Informação e do Conhecimento

a) Considerando o conceito de ambiente de sistema (TGS) quais elementos do modelo de 5 forças constituem o ambiente de uma empresa?
De todos, apenas a ameaça de produtos substitutos não faria parte do Ambiente. Pois a relação de clientes, fornecedores, compradores e possíveis novos concorrentes é o ambiente da empresa, já produto por mais que esteja dentro na minha visão não considero ambiente porém faz parte do negocio da empresa.

Resposta do Mestre Celso:
Elementos do ambiente: Clientes, Fornecedores, Produtos Substitutos, Novos Entrantes e Concorrentes da Indústria. As cinco forças constituem as influências dos elementos do ambiente.


b) Que relações podem existir entre o trabalho de um profissional de sistemas de informação e os conceitos relativos às estratégias de liderança em custo e de diferenciação?
O profissional de sistemas de informação como especialista em TI com foco em informação pode ajudar as corporações a minerar dados preciosos para reduzir custos e despesas, ter informações precisas sobre vendas e marketing, sem contar que em numa estratégia de liderança em custo é necessário reformulação do parque de escala o que o profissional de TI de alto nível pode simular testes para ver se é possível ocorrer essa eficiência e efetividade no novo parque. Em relação a diferenciação o profisional de TI pode criar ferramentas para proteção das informações sigilosas da criação de algum produto ou tecnologia exclusivo que virá a ser destaque para os clientes daquela parcela de mercado.

Resposta do Mestre Celso:
Além de ver os custos da área de TI o profissional de TI, o gestor de TI em particular, deve atentar para o quanto a área de TI contribui para a redução do custo total de cada unidade de produto fabricado pela empresa. Eventualmente, podem-se justificar maiores gastos em TI se isso contribuir para a redução do custo unitário total. No caso de diferenciação, a área de TI deve contribuir, através de sistemas de controle de qualidade, por exemplo, para assegurar que o produto saia da empresa com as exatas características que os clientes do produto diferenciado esperam e, normalmente, se dispõe a pagar mais por isso.

c) O que é valor? O que é valor agregado? O que é cadeia de valor?
Valor : tudo que pode ser considerado característica que agregado a um produto ou serviço aumenta sua qualidade.
Valor agregado: são diferencias ou melhorias acrescentadas a alguma coisa. Seria o plus do valor. Ex. se minha empresa oferece o serviço de impressão por tinta, e isso tem o problema de manchar, faço uma opção de mudar a impressora para laser, dando mais qualidade, e assim agregando valor a esse serviço.
Cadeia de valor: é a sinergia da empresa em valor para desenvolvimento e realização de atividades primarias e secundarias. Esta sinergia entre primaria e secundaria engloba a infra estrutura da empresa, a gestão de Rh, desenvolvimento de tecnologias e suprimentos. Logisticas de entrada e saída, operações, marketing e serviços.

Resposta do Mestre Celso:
O valor de um produto é atribuído pelo cliente na medida em que lhe satisfaz necessidade ou desejo. Não é o custo de produção ou preço de mercado.
Valor agregado está associado às características ou funcionalidades de um produto na medida em que contribuem para a satisfação das necessidades ou desejos do cliente.
A cadeia de valor é o conjunto de atividades que contribuem para que o produto exista com as características ou funcionalidades valorizadas pelo cliente.


d) Performance superior baseia-se no desenvolvimento de um conjunto, competitivamente distinto, de recursos e no seu emprego em uma estratégia bem concebida. Qual a importância de basear a competição em recursos distintos dos possuídos pelos concorrentes?
Usando os fundamentos do RBV a empresa consegue criar coleções de recursos, criando uma identidade forte de seus produtos e a agregação de valor em seus produtos e serviços. Já que a industria deve tentar evitar a imitabilidade de seus produtos e serviços, o que cria uma dificuldade para os concorrentes de obter ou aprender recursos da empresa, criando uma defesa na ameaça de produtos substitutos e de tecnologias de novos entrantes.

Resposta do Mestre Celso:
Se a competição está baseada em recursos distintos dos possuídos pelos concorrentes, a vantagem competitiva tende a ser mais eficaz e duradoura porquanto os concorrentes demorarão algum tempo até poderem imitar ou obterem recursos iguais ou equivalentes. Quando a estratégia está baseada em recursos que os concorrentes também possuem, a imitação pode ser conseguida rapidamente, reduzindo ou anulando a vantagem competitiva obtida.

e) Uma organização pode desenvolver competências baseadas em TI? Dê um exemplo!
Sim, com o nível avançado da gestão de processos e com o avanço da TI, é possível criar estratégias baseadas em TI para melhor desempenho, e isso pode ser feito desde a mineração de dados e até desenvolvimentos tecnologias e softwares para aumento de performace. Um exemplo possível é de uma empresa que trabalha com vendas e resolve usar um site do tipo e-commerce para efetuar vendas online.

2 comentários:

Anônimo disse...

E ae cara beleza? Achei legal suas respostas. Você tem as dos outros módulos?

clique documental disse...

Olá Hémerson... tudo joinha?
Vim conhecer o blog. Estou linkando vc. É bom ter contato com gente da área..rsrs....

bjos